quarta-feira, 30 de junho de 2010

Zootrópico, pixlation, stop motion e flip book: o cinema de animação ao alcance das crianças

O mundo do cinema de animação vai estar ao alcance das crianças paraenses de 02 a 12 anos que participarem da Bacuri – I Mostra de Cinema Infantil, que acontece neste mês de julho, de 06 a 10, em Belém e de 13 a 17, em Barcarena.

Além de assistir a filmes de animação de realizadores paraenses e nacionais e de coleções como a “Juro que Vi”, com histórias do folclore brasileiro, “Direitos do Coração”, produção canadense cujos filmes são baseados na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, e “Traçando Arte", da TV Ra-Tim-Bum, as crianças também vão participar de oficinas de animação, onde elas aprenderão como se faz uma imagem em movimento e serão protagonistas dos filminhos que elas mesmas irão produzir.

Zootrópico, Flip book, Pixilation e Stop Motion. Quem não está habituado ao universo do cinema de animação pode se supreender com os termos. Mas eles estão intimamente ligados a magia dos filmes de animação e muitos deles já existem milenarmente.

Na Bacuri – I Mostra de Cinema Infantil do Pará, projeto contemplado pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2010, através da lei de incentivo estadual do Pará, Lei Semear, a oficina de animação Zootrópico também será um espaço expositivo e interativo.

A oficina de Flip book utilizará cadernos de animação espalhados pelos espaços museológicos de Belém e dos centros comunitários de Barcarena para que as crianças manuseiem e percebam como ocorre a animação. Na oficina de Pixilation e Stopmotion serão utilizadas massas de modelar, desenhos de papel, giz de cera, etc., que terão como resultado final um exercício feito pelas crianças e que será exibido no último dia de exibição da Mostra de Filmes.

Apesar de parecer algo do mundo moderno, o zootrópio é milenar. Trata-se de um aparelho criado pelo matemático inglês William George Horner, em 1833, baseado na sucessão circular de imagens.

Vários desenhos são colocados em um cilindro que, quando girado rapidamente, cria uma surpreendente ilusão ótica. Em resumo o zootrópio é um disco, que girado manualmente, provoca a ilusão de uma imagem em movimento.

Já o flip book é uma técnica de animação bastante prática, pois tem-se o resultado final já após trabalhar-se em cada página. Quem nunca fez nada parecido? Basta começar com um desenho num bloquinho de papel, na próxima página repeti-lo com alguma diferença, e assim por diante.

O termo flip book, do inglês, faz alusão ao formato de livro, mas também é conhecido por folioscope, seu nome frânces (às vezes também chamado kineograph, feuilletoscope ou "cinema-de-bolso")

Por tanto, o zootrópio, ao lado do taumatrópio, que não será utilizado nas oficinas da Bacuri, e do flipbook são brinquedos ópticos que ensinam e dão noção às crianças de como fazer surgir imagens em movimento.

Já o Pixelation é uma técnica de animação com seqüências de fotos, já o Stop Motion é uma técnica trabalhada com massinha. Stop Motion, Desenho animado, Zootropios e Flip-books.

Cola, tesoura, papel e muita tecnologia são os ingredientes da oficina de Pixilation pretende mexer com a imaginação dos alunos que criarão roteiro de histórias, figurinos e devem caprichar na atuação.

Ou seja, eles mesmos serão os atores e técnicos dos filmes que serão mostrados como resultado destas oficinas no último dia da mostra. Não dá pra peder!

Contemplado pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2010, através da lei de incentivo estadual do Pará, Lei Semear, o projeto conta com a curadoria da Mostra e Oficinas dos professores Eliseu Lopes Filho e Maximo Barro, da Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP/SP, que ministram aulas e oficinas nas áreas de animação e história do cinema. Em Belém e em Barcarena as oficinas também terão participação do animador paraense Andrei Miralha.


Serviço
Bacuri – I Mostra de Cinema Infantil. De 06 a 10 de julho, em Belém. De 13 a 17 de julho, em Barcarena. Inscrições gratuitas para as oficinas até o primeiro dia da mostra, na Galeria Fidanza, do Museu de Artes Sacras – MAS na Igreja de Santo Alexandre. Entrada franca para as sessões das Mostras Bacurizinho, Bacuri Verde e Bacuri Maduro, das 14h às 18h, no mini auditório do MAS. Mais informações: sim.educacao@gmail.com ou dos telefones 4009.8845 e 8805.5249. E no Blog: http://bacurimostracine.blogspot.com

Nenhum comentário: