segunda-feira, 5 de julho de 2010

Bacuri começa nesta terça com oficinas e filmes de animação

Começa nesta terça-feira, 06, em Belém, a programação da Bacuri - I Mostra de Cinema Infantil. Pela manhã iniciam as oficinas, das 9h às 12h, na Galeria Fidanza - Museu de Arte Sacra (Igreja de Santo Alexandre) e pela parte da tarde, das 14h às 17h, no mini auditório do Museu de Arte Sacra, as mostras Bacurizinho, Bacuri Verde e Bacuri Maduro. A entrada é franca. Veja abaixo como está a programação de filmes para o primeiro dia, nesta terça-feira, e se programe para levar as crianças.

TERÇA-FEIRA – 06 DE JULHO

MOSTRA BACURIZINHO – 14
h às 15h

O MENINO URUBU (PA, 14' – 3D)

Direção: Fernando Alves

Sinopse: A história de um bebê abandonado em um depósito de lixo que é adotado por um casal de urubus. O filme foi o primeiro curta de animação a representar o Pará no Festival de Gramado e vencedor do prêmio de melhor curta de animação paraense no Curta Pará Cine Brasil de 2006.

APRENDIZ (SP, 2'43'' – 3D)

Direção: Marcio Issao Kakuno

Sinopse: É a história de uma bruxinha, e como todo bom aprendiz, quer logo treinar as suas habilidades, e coitado de quem estiver por perto...

MOLECAGEM - BRINCADEIRA DE RUA (SP, 8'15'' - DESENHO ANIMADO)

Direção: Maurício Squarisi

Sinopse: Um menino, entediado no mundo de fliperamas, encontra um pião, aprende a roda-lo e descobre o mundo das brincadeiras e brinquedos populares infantis.

PRIMEIRO MOVIMENTO (SP, 6' - STOP MOTION E 2D)

Direção: Erica Valle

Sinopse: Primeiro Movimento de Beethoven em uma forma brasileira conta a inesperada história de amor de dois seres diferentes.

A CASA (RJ, 3' - 2D)

Direção: André Lieban

Sinopse: Ao som da famosa canção de Vinícius, um mímico se diverte construindo uma casa que só é visível para quem acredita na história.

MOSTRA BACURI VERDE – 15h às 16h

A ONDA: FESTA NA POROROCA (PA, 12' – 2D)


Direção: Cássio Tavernard

Sinopse: Baseado no texto teatral de Adriano Barroso "A Pororoca", conta a história de uma festa que os bichos organizam no fundo do rio para esperar a passagem da Pororoca. Enquanto isso, na superfície, dois surfistas do sul tentam a aventura de "domar" a onda da pororoca. Estas ondas nos rios da Amazônia são um fenômeno natural. No Pará, o principal município atingido é de São Domingos do Capim. No dialeto indígena do baixo Amazonas, o fenômeno da pororoca tem o seu significado exato: Poroc-poroc significa destruidor.

DIREITOS DO CORAÇÃO: A LARANJA (Canadá, 4'49'' - Pintura vidro)

Direção: Diane Chartrand

Sinopse: Toda criança tem direito de comer quando tiver fome. Direito a um adequado padrão de vida.

JURO QUE VI: O BOTO (RJ, 11')

Direção: Humberto Avelar

Sinopse: Um caso de amor entre uma moça e um golfinho, história baseada em lenda do folclore brasileiro. Este filme é uma produção da MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios.

O NINHO (SP, 3' – 3D)

Direção: Edson Mito

Sinopse: Ao reformar seu ninho, uma cegonha macho derruba um dos ovos de sua companheira. Ao recuperá-lo, descobre que cometera um erro.

ANIMANDO (RJ, 12' - Mista)

Direção: Marcos Magalhães

Sinpose: As várias técnicas de animação no cinema, em filme realizado em parte nos estúdios do National Film Board do Canadá.

EU QUERIA SER UM MONSTRO (RJ, 8' – Stop Motion)

Direção: Marão Sinopse: Uma declaração de amor a familia na primeira animação stop-motion do já consagrado animador Marão.

MOSTRA BACURI MADURO – 16h às 17h

CADÊ O VERDE QUE ESTAVA AQUI? (PA, 11' – 3D)

Direção: Biratan Porto

Sinopse: Imagine um dia bonito, céu azul, sol brilhando... e para completar um belo arco-íris! De repente você diz: cadê o verde do arco–íris? Nesse momento você é protagonista e entra numa fascinante história ecológica para resgatar, juntamente com milhares de pessoas, o verde que ignoramos no dia-a-dia de nossas vidas.

DIREITOS DO CORAÇÃO: JONAS E LISA (Canadá, 9'11'' – 2D)

Direção: Zabelle Côté, Daniel Schorr

Sinopse: Toda criança tem direito a um estilo de vida adequado.

TRAÇANDO ARTE - TARSILA DO AMARAL (RJ, 7'44'')

Direção: TV Ra-Tim-Bum

Sinopse: Duas simpáticas traças - Jean-Pierre e Trácio - vivem em um museu. Enquanto o primeiro (dublado pelo chef Olivier Anquier) é bem-educado e adora arte, o segundo é um guloso que só pensa em comer os quadros. Para convencer Trácio a não devorar os quadros de Cândido Portinari, Tomie Ohtake, Tarsila do Amaral, Volpi e Hélio Oiticica, por exemplo, e ter sucesso em sua missão, ele conta a história dos artistas e explica a importância das obras para a arte.

ATÉ O SOL RAIÁ (PE, 11' – 3D)

Direção: Fernando Jorge, Leanndro Amorim

Sinopse: Até o Sol Raiá é um conto de fantasia e de celebração ao imaginário nordestino. Personagens de barro criados por um artesão ganham vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. Animado em 3D, o curta-metragem funde a tradição do artesanato em barro com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste.

DE OVOS E GUARDA-CHUVAS (SP, 8' - 2D e recorte digital, animados no computador)

Direção: Alexandre Bersot

Sinopse: Trocando as bolas por conta de ovos e guarda-chuvas.

Nenhum comentário: