segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Bacuri já começou, não perca!

A volta do Trem das Onze (Cacinho, stop motion)
Chegou o grande dia e a Bacuri – 2ª Mostra de Cinema Infantil já está de volta a Belém, com início nesta terça-feira, 25, trazendo exibição de curtas de animação e oficinas incríveis que estarão contemplando quem curte a sétima arte desde pequeno. Tudo com entrada franca, até dia 29 de outubro, no Centro Cultural Sesc Boulevard.

Este ano, além das oficinas que serão realizadas no Centro Cultural Sesc Boulevard, a Bacuri também levará uma oficina de stop motion e projeções de curtas de animação às crianças em tratamento de câncer no Hospital Ophir Loyola. É a contrapartida social que a mostra pretende abraçar de forma mais ampla em suas próximas edições. A programação acontecerá no dia 27 de outubro, das 14h às 18h, no próprio hospital. 

Mais de 40 filmes serão exibidos na Bacuri - II Mostra de Cinema Infantil. São 46 curtas de animação realizados em diversas técnicas e selecionados dentro do vasto panorama da produção brasileira de cinema de animação e mais 6 filmes do cineasta holandês, radicado no Canadá, Co-Hoedeman. Autor de obras aclamadas pelo público e pela crítica, como Matrioska (1970), Tchou-Tchou (1972) e a Caixa/The Box (1989), Hoedeman foi premiado com o Oscar de Melhor Curta Metragem de Animação em 1977, pelo filme “O Castelo de Areia/The Sand Castle”. 

Advinha dos Peixes (Dir. Cacinho -  stop motion)
A 2ª edição tem patrocínio dos Correios e Governo Federal, com realização do Instituto Amazônico de gestão Urbana e Ambiental – IAGUA, idealização e produção da Comadre Produções Cinematográficas e apoio do Centro Cultural SESC Boulevard - SESC Pará, National Film Board (NFB), Consulado do Canadá, G2 Comunicações e Estúdio Onze. 

Com supervisão de Paula Macedo, diretora e produtora executiva da Bacuri – II Mostra de Cinema Infantil do Pará, a curadoria dos filmes que integram a programação deste ano foi realizada por Valéria Blanco que tem em seu currículo a participação no Festival Internacional de Cinema Infantil, organizado pela produtora, atriz e diretora Carla Camurati. Além do entretenimento que o cinema proporciona, a Bacuri pretende também educar, trazendo filmes de temáticas diversas, como o ambiental, social e educativo. Entre as novidades, este ano, estão na programação filmes realizados em comunidades pelas oficinas Kinoforum e por Escolas Livres de Cinema em vários estados do país, além de uma mostra especial.


“O objetivo maior deste evento é promover atividades da área de cinema através de uma Mostra de Filmes de Animação Infantil de qualidade técnica e conteúdo apropriado ao público destinado. Optamos por filmes no formato de curta-metragem poucos exibidos em salas de cinema comercial, e que com certeza vão incentivar a criatividade das crianças entre 03 e 12 anos pelo conhecimento de como “produzir” cinema de animação, através das técnicas oferecidas por profissionais da área”, diz Paula Macedo, produtora executiva da Bacuri. 

Botões (David Mussel, stop motion)
A programação inclui filmes das Escolas Livres de Cinema (ELC) de Santo André, Belo Horizonte, Recife, Nova Iguaçú e das oficinas da Kinoforun, que também tem um trabalho importante junto às crianças de periferia. Também serão exibidos filmes de produção regional de curtas do Pará. 

“A seleção foi feita a partir da sugestão da diretora Paula Macedo. Fomos atrás de filmes produzidos em oficinas e ELCs em comunidades de todo país, principalmente feitos por crianças carentes. A ideia é fazer uma troca de informações e principalmente incentivar a criatividade da criançada mostrando que elas também são capazes de colocar a mão na massa e ir atrás de seus sonhos”, explica a curadora Valéria Blanco. 

Oficinas - Além de filmes, a programação traz oficinas as quais somarão ao universo infantil o conhecimento educativo, através da arte cinematográfica. A programação está dividida por faixa-etária: Bacurizinho (3 a 5 anos) - oficina de Stop Motion; Bacuri Verde (5 a 8 anos) - oficina de sombras chinesas; Bacuri Maduro (8 a 12 anos) – oficina de desenho animado. Alunos das três faixas etárias poderão participar da oficina de trilha sonora. 

“As Oficinas serão realizadas no período da manhã, sendo estas previamente agendadas, desde que o menor esteja acompanhado por um responsável. Já a exibição dos filmes acontecerá no período da tarde, no auditório do SESC Boulevard, no período das 15h às 17h e aberto ao público geral...”,explica Paula Macedo.

A Magia do Velho Oeste (Talita Moro , 3D)
Os Coordenadores das Oficinas são: Wilson Lazaretti (Oficina de sombras chinesas); Mauricio Squarisi (Oficina de desenho animado) e Anselmo Carvalho (Oficina de trilha sonora - música e efeitos), ambos integrantes e fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas/SP, além de profissionais da área de cinema de animação. 

Na oficina de Desenho Animado, os alunos irão produzir desenhos e recortes inspirados na fruta “Bacuri” e no “Bacurizeiro” (pé de bacuri). As crianças vão desenhar em papel, utilizando pranchetas-de-luz, para depois digitalizar os seus desenhos, colorizá-los e animá-los no computador.  Na oficina de Sombras Chinesas, as crianças recortam os desenhos em cartão preto para filmá-los com câmera digital utilizando mesa multi-planos. Já na oficina de Trilha Sonora, da qual alunos de todas as idades podem participar, o instrutor Anselmo Carvalho ensinará a produção de música e efeitos sonoros para compor o som dos filmes. 

Na oficina de Stop Motion, os alunos vão confeccionar bonecos e cenários com massinha de modelar para depois realizar as filmagens com câmera digital. A programação do hospital Ophir Loyola acontecerá no dia 27, contando também com exibição de filmes e a oficina de Stop Motion será ministrada pelos animadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas/SP. 

A Magia do Natal (Bruno Bask, computação + 3D)
Serviço
A programação acontece de 25 a 28, com oficinas de Desenho Animado, Sombras Chinesas, Stop Motion e Trilha Sonora, das 09h às 12h e sessões de curtas às '4h - Sessão Bacurizinho; 15h - Sessão Bacuri Verde e 16h - Sessão Bacuri Maduro. No sábado, 29,  às 15h tem sessão de  filmes Co Hoedeman, seguida, às 16h, da exibição de filmes paraenses.

A partir das 17h, no encerramento, serão exibidos os filmes resultado das oficinas realizadas na mostra.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural Sesc Boulevard (Av. Boulevard Castilho França, 522/523) - FONE: (91) 3224-5654/5305. 

Nenhum comentário: