terça-feira, 13 de julho de 2010

Bacuri dá início às oficinas e sessões na Vila do Conde e em Itupanema

A Bacuri se despediu em grande estilo de Belém, no último sábado, 10. Além das mostras dos Bacurizinhos e Bacuris Verdes, os Bacuris Maduros que vieram para as oficinas, lotaram o mini auditório do Museu de Arte Sacra e tiveram, o que o professor Eliseu Lopes Filho chamou, de Primeira Sessão.

É que os filminhos produzidos por eles, durante as oficinas, foram montados e transformados em dois curtas de animação.

Foi um momento em que os pequenos tiveram maior noção do trabalho que fizeram. Ainda esta semana eles estarão postados aqui no site e todos poderão conferir. Aguardem!

Mas nesta terça-feira, 13, chegou a vez das crianças de Barcarena acordarem cheias de expectativas, pois iniciam hoje as oficinas e as sessões de cinema de animação da Mostra Bacuri, no município.

A programação é a mesma de Belém, mas só que em Barcarena ela acontece de forma simultânea, nos Centros Comunitários de Vila do Conde e Itupanema, localidades situadas neste município do nordeste paraense.

Distante duas horas de Belém, por via terrestre, e 45 minutos de barco, saindo do porto do Arapari, o desafio da equipe Bacuri só aumenta.

É bom lembrar que o foco do projeto Bacuri – I Mostra de Cinema Infantil é promover atividades da área de cinema, incentivando a criatividade das crianças pelo conhecimento de como “produzir” cinema de animação, abrangendo a faixa etária dos 2 aos 12 anos de idade.

A etapa de Barcarena também está contemplada pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2010, através da lei de incentivo estadual do Pará, Lei Semear.

A programação dos filmes da Mostra reúne várias coleções: de animadores brasileiros, coleção de animações paraenses, coleção TV Ra-Tim-Bum – Traçando Arte; Coleção Eu Juro que Vi, da MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro e a coleção “Direitos do Coração”, uma produção do estúdio de animação do Programa Francês do Ofício Nacional do Filme (NFB - National Film Board).

No primeiro dia de atividades, as crianças vão brincar com os brinquedos ópticos, como os zootrópios e vão fazer flip books, além de já começar a produzir filminhos em stop motion com massinha e através da técnica do Pixilation. E até dia 17 de julho, as sessões também trarão muita diversão a esta gente miúda. Hoje temos o emocionante “O Menino Urubu (PA, 14' – 3D), de Fernando Alves.

O curta é paraense e conta a história de um bebê abandonado em um depósito de lixo que é adotado por um casal de urubus.

O filme foi o primeiro curta de animação a representar o Pará no Festival de Gramado e vencedor do prêmio de melhor curta de animação paraense no Curta Pará Cine Brasil de 2006.

Vindo de São Paulo, o curta “Aprendiz” (SP, 2'43'' – 3D), de Marcio Issao Kakuno mostra uma bruxinha, que como todo bom aprendiz, quer logo treinar as suas habilidades. Mas coitado de quem estiver por perto.

Tem filme carioca, como o da foto acima “Eu Queria Ser Um Monstro” (RJ, 8' – Stop Motion), de Marão, uma declaração de amor a família na primeira animação stop-motion do já consagrado animador.

Amanhã tem o hilário Bob Mosca (SP, 3'30'' – 3D), de Davi Prado Corbalan. Bob é um carinha muito tranquilo, gosta de passear, voando pelas cozinhas de todo o Brasil a procura de restos para degustar.

Quando está em mais um de seus passeios, ele vê algo definitivamente sedutor, um delicioso bolo de chocolate! Porém para chegar até ele, Bob Mosca deve travar uma batalha contra o guardião do bolo, um inimigo mortalmente mortal. Conseguirá Bob vencê-lo?

E ainda o goiano, já rodado em festivais e campeão de platéias, “Peixe Frito (GO, 19' – 2D), de Ricardo de Podestá que mostra um Avô, (foto) que ensina o seu Neto a pescar e a partir daí, peixes, gaivotas e anzóis se misturam em uma verídica estória de pescador.

Estes são apenas alguns dos cerca de 15 filmes que são exibidos por dia no evento. Saiba mais sobre a programação clicando no banner da mostra que fica do lado direito do blog. Mais informações: 91 8134.7719 e 91 8805.5249.


Nenhum comentário: