sexta-feira, 9 de julho de 2010

Curta inédito, sorteios e muitos filmes no encerramento da Bacuri – I Mostra de Cinema Infantil

A Bacuri - I Mostra de Cinema Infantil encerra neste sábado em Belém e se prepara para chegar em Barcarena de 13 a 17 de julho. Professores da FAAP produzem um passo a passo da animação e disponibilizam no blog

Foi uma semana mexendo com a imaginação dos pequenos. Pequenos mesmo.

Cerca de 250 crianças na idade entre 02 e 12 anos passaram os últimos dias em ritmo de criação e produção que resultaram em vinte pequenos clipes que foram transformados em dois filmes de animação.

Ambos serão exibidos neste sábado, 10, no encerramento da etapa Belém da Bacuri – I Mostra de Cinema Infantil que aconteceu na Galeria Fidanza e no Mini Auditório do MAS - Museu de Arte Sacra – SIM - Sistema Integrado de Museus e Memorial do Estado.

A programação de encerramento começa às 9h, no mini auditório do MAS (Igreja de Santo Alexandre - entrada pela Rua Padre Champagnat) e inclui ainda exibição de filmes das Mostras Bacurizinho e Bacuri Verde, a estreia de um curta inédito e sorteio de prêmios. Todas as crianças que participaram da mostra além de já terem levado pra casa o material utilizado nas oficinas, também receberão um DVD com os filmes que elas mesmas produziram.

Na opinião dos professores de cinema da FAAP-SP, Eliseu Lopes Filho e Máximo Barro, a programação correspondeu a todas as expectativas.

“Muitas crianças descobriram uma nova possibilidade de manifestar seus pensamentos, sentimentos, isso deu para perceber. O que é fundamental, é que nós montamos toda a estrutura de realização dentro de coisa possíveis e fáceis de fazer e dar continuidade. Com um computador simples, web cam e um programa livre e gratuito, estas crianças podem começar a criar e aprimorar os conhecimentos adquiridos na Bacuri”, disse Eliseu.

Para Máximo, trabalhar o cinema como educação é garantir platéia e vida longa ao cinema de animação no Brasil.

“Quando trabalhamos com crianças de 2 anos até 12 anos, isso é muito interessante porque já formamos um grupo de uma idade pequena interessado naquilo que deva ser o cinema.

Pode ser que estas crianças nem venham a fazer cinema ou animação, mas certamente serão participantes como espectadores co mistério cinematográfico”, complementou Máximo.

Preocupados em dar continuidade ao processo das oficinas, Máximo e Eliseu produziram um material de Passo a Passo que demonstra como baixar e utilizar o programa da internet e produzir as próprias animações, em casa. O material está disponibilizado AQUI. E na lateral deste blog.

ENCERRAMENTO - Na sessão da Mostra Bacurizinho serão mostrados, entre outros, “Leonel Pé de Vento”, direção de Jair Giacomini, que conta a história de um garotinho que nasceu pé-de-vento e por isso vive isolado até encontrar um grupo de guris da escola que acabam mudando sua rotina e “Calango” (DF, 6' – 3D), de Alê Camargo, O filme mostra calango faminto, que decide correr atrás de um grilo para sua próxima refeição. Muita ação, humor e uma perseguição desenfreada.

Em seguida, vem a Mostra Bacuri Verde, mostrando o curta “Rupestre”, de Paulo Miranda (GO, 20' – 2D). A obra está inédita e tem sido exibida apenas em festivais espalhados pelo país. A aventura de “Rupestre” acontece no período neolítico, onde um garoto observa seu tempo. Os rastros que ele deixa em sua caverna são interpretados por um arqueólogo que, nem sempre, acerta na teoria.

Além destes filmes também estão na Mostra Bacuri Verde: “Juro que Vi: O Saci (RJ, 13')”, de Humberto Avelar e 1, 2, 3 CÔCO (Canadá, 3'37'' - Recorte), de Pierre M. Trudeau - Coleção Direitos do Coração, inspirados nos direitos da criança e adolescente da Unesco - Toda criança tem o direito de aprender com dignidade. Direito à Educação.

Com realização da Comadre Produções Cinematográficas com Patrocínio da Oi Futuro, através da Lei Semear de Incentivo Fiscal à Cultura do Governo do Estado, a Bacuri – I Mostra de Cinema Infantil segue agora para Barcarena, onde terá toda a sua programação, com oficinas e mostras de filmes, realizadas de forma simultânea nos centros comunitários de Vila do Conde e Itupanema.

A equipe de produção segue para o município já neste domingo, 11, a fim de fazer os preparativos e realizar, sob a coordenação do animador paraense Andrei Miralha, a capacitação dos monitores que trabalharão nesta segunda etapa.

Serviço
Bacuri – I Mostra de Cinema Infantil. Enceramento neste sábado, 10, com mostras de filmes, sorteios e estréia curta inédito. No mini auditório do Museu de Arte Sacra – Igreja de Santo Alexandre (entrada pela Rua Padre Champagnat). Mais informações: 91 4009.8845, 8134.7719 e 8805.5249. Blog: http://bacurimostracine.blogspot.com.

PROGRAMAÇÃO DESTE SÁBADO, 10.07

MOSTRA BACURIZINHO

LEONEL PÉ-DE-VENTO (RS, 15' – 2D)

Direção: Jair Giacomini
Sinopse: Leonel nasceu pé-de-vento e, por causa dessa condição, vive isolado, lá em cima do morro, tendo como companhia apenas seu pai e sua mãe. Mas um dia, ele é descoberto pelos guris da escola, que espalham a notícia de sua existência. Tudo pode mudar então na vida de Leonel. Principalmente quando Mariana se interessa em descobrir a história do menino. Recomendado para crianças A partir de 4 anos.

BARTÔ (GO, 6´ - 3D)

Direção: Luiz BoTosso e Thiago Veiga
Sinopse: Animação que narra a revolta de um bode chamado Bartô que, após ter finalmente encontrado uma árvore que lhe ofereça sombra, se hostiliza com um lenhador que parece decidido a cortá-la. O bode nada pode contra o lenhador e seu machado, mas a árvore, em uma seqüência de atos heróicos, consegue se safar das investidas assassinas do malfeitor.

AMIGÃO ZÃO (RJ, 1' - Animação 2D, Flash)

Direção: Andrés Lieban
Sinopse: Um curtazão muito legalzão sobre um meninozinho e o seu animalzão... de estimação!

A TRAÇA TECA (SP, 8' – Stop Motion, 3D, 2D, Live Action)

Direção: Diego M. Doimo
Sinopse: Conheça a traça de roupas Teca e seu ácaro de estimação Tuti através da biblioteca e suas histórias.

CALANGO (DF, 6' – 3D)

Direção: Alê Camargo
Sinopse: Um esfomeado calango decide que um grilo será sua próxima refeição... mas as coisas não serão tão simples quanto ele imagina. Ação, humor e uma perseguição desenfreada numa animação 3D bem brasileira...

OPS (SP, 4'50'' – 3D)

Direção: Marlos Artigas Lima
Sinopse: Uma baleia encalha numa geleira, e um pingüim faz de tudo para ajudá-la a sair dali.

MOSTRA BACURI VERDE

RUPESTRE (Inédito - GO, 20' – 2D)

Direção: Paulo Miranda
Sinopse: No antigo mundo neolítico um garoto observa seu tempo. Os rastros que ele deixa em sua caverna são interpretados por um arqueólogo que, nem sempre, acerta na teoria.

A PISADEIRA (DF, 2’ - Stop Motion)

Direção: Ricardo Carneiro
Sinopse: Toninho, um menino guloso, recebe a visita da Pisadeira durante o sono. O menino se contorce com os pulos da lenda, até ser salvo pela mãe.

PARA CHEGAR ATÉ A LUA (SP, 10' – 3D)

Direção: Jose Guillermo Hiertz
Sinopse: Essa é a triste história de Jaime e sua curta vida na terra.

Juro que Vi: O Saci (RJ, 13')

Direção: Humberto Avelar
Sinopse: Dizem que quando o Saci aparece, o caos se instala e toda a ordem é desfeita. A não ser que você seja uma criança... Ou se transforme em uma.

DIREITOS DO CORAÇÃO: 1, 2, 3 CÔCO (Canadá, 3'37'' - Recorte)

Direção: Pierre M Trudeau
Sinopse: Toda criança tem o direito de aprender com dignidade. Direito à Educação.

MOSTRA BACURI MADURO

Filmes produzidos nas oficinas da mostra.

Nenhum comentário: