quinta-feira, 15 de julho de 2010

Bacuri encerra atividades com sessão de cinema na orla de Itupanema

Será neste sábado, 17, ao ar livre, na Orla de Itupanema, em Barcarena, a sessão de encerramento da Bacuri – I Mostra de Cinema Infantil.

Ao findar sua programação na capital, no último dia 10, a Bacuri seguiu para o município, situado no nordeste paraense, para mais uma etapa de oficinas e sessões de cinema de animação.

Durante os últimos dias, iniciando em 13 de julho, uma média de 60 crianças, por dia, entre 02 e 12 anos, participam das atividades que estão sendo realizadas, simultaneamente, nos centros comunitários de Itupanema e Vila do Conde, e que vão resultar em mais dois curtas de animação feitos nas técnicas de stop motion e pixilation.

O resultado das oficinas de Belém, aliás, já está aqui no blog, já viu?. São dois curtinhas de animação realizados por cerca de 200 crianças, entre os dias 06 e 10 de julho, na Galeria Fidanza do Museu de Arte Sacra.

No Blog da Bacuri também é possível encontrar um arquivo em PDF produzido pelos professores da FAAP-SP, Máximo Barros e Eliseu Lopes Filho, que ensina como baixar da internet e utilizar o programa de animação.

O encerramento deste sábado, 17, em Barcarena, conta com projeção de filmes das Mostras Bacurizinho e Bacuri Verde e dos curtas produzidos nas oficinas da Bacuri Maduro tanto de Itupanema quanto de Vila do Conde. Em breve etses dois novos curtas também estarão no blog da mostra.

De acordo com a coordenadora do projeto, Paula Macedo, o objetivo da mostra é, além de levar o lúdico, dar um retorno educativo e social às crianças das comunidades que participam dele.

O cunho sócio-educacional do evento está também nas mostras, que reúne coleções de animadores brasileiros, paraenses e canadenses, estes últimos baseados nos Direitos da Criança e do Adolescente estabelecidos pela Unesco.

Na programação de encerramento, entre outros, serão exibidos: “A Traça Teca" (SP, 8' – Stop Motion, 3D, 2D, Live Action), de Diego M. Doimo, que mostra uma traça de roupas roubando a cena em uma biblioteca; "Juro que Vi: O Saci" (RJ, 13'), de Humberto Avelar, mostrando que quando o Saci aparece, o caos se instala e toda a ordem é desfeita. A não ser que você seja uma criança... Ou se transforme em uma; e ainda "Para Chegar até a Lua" (SP, 10' – 3D), de José Guillermo Hiertz, a história de Jaime e sua curta vida na terra (foto).

A Bacuri – I Mostra de Cinema Infantil tem patrocínio da Oi Futuro, através da Lei Semear, do Governo do Estado. Agende-se. Neste final de semana de férias, dia 17, a programação é gratuita, para toda a família, em Itupanema, no município de Barcarena.

Serviço
Encerramento da Bacuri – I Mostra de Cinema Infantil. Ao ar livre, neste sábado, a partir das 19h, no Anfiteatro da Orla de Itupanema - Rua Beira Mar, Praça da Matriz, s/nº, bem próximo ao centro comunitário da localidade. Entrada franca.

Nenhum comentário: